Páginas

América do Sul

Limitada ao norte pelo Mar do Caribe e Antilhas, a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pelo Oceano Pacífico e ao sul pela confluência entre os dois oceanos (os extremos sul da Argentina e Chile), a América do Sul é uma das subdivisões do Continente Americano, composto ainda pelas Américas do Norte e Central.

Sua superfície é de 17,8 milhões de km², englobando 6% da população mundial e 12,2% das terras continentais do globo terrestre. Abriga 12 países, quatro territórios dependentes ou autônomos e dois territórios integrados aos países.

Apresenta uma grande diversidade de paisagens, relevo e climas, com seus acidentes geográficos formando extensos sistemas como a Amazônia, a Cordilheira do Andes e os Pampas, entre outros. O ponto mais alto da América do Sul é o Monte Aconcágua (6.962 metros acima do nível do mar), a 112 quilômetros de Mendoza, na Argentina.

O país mais populoso é o Brasil, que em 2019, tinha a população estimada de 210 milhões de pessoas. O menos populoso é o Suriname, com aproximadamente 600 mil habitantes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny